Psicólogx, um Super-Herói?

O que vêm a sua cabeça quando você imagina um Super-Herói?

Um personagem dos quadrinhos? Um bombeiro salvando vidas durante um incêndio? Ou um médico clínico numa ala de emergência?

Não que esses exemplos que vem a nossa mente em primeira instância não sejam o significado de um super herói, mas você já pensou que este herói muitas vezes se disfarça e atua salvando vidas como psicólogo?

No dia 27 de agosto foi o dia em que a Psicologia completou 55 anos de regularização como profissão no Brasil, e muitos adjetivos são atribuídos a esta profissão quando citamos seu nome no senso comum.

Adjetivos que falam que o psicólogx faz o papel de “amiga” (já que muitas vezes é confundido como um mero conselheiro e escutador), adjetivos atribuídos relacionados ao papel de uma “mãe” que em muitos casos é quem auxilia e ajuda a todos, e por aí segue interpretado como pai, tio, primo e até o vizinho.

Mas se têm uma característica que é tipíca do psicologx mas que normalmente ninguém atribui a ele  é o de Super-Herói!

Eu confesso que jamais imaginei o profissional de Psicologia neste sentindo mesmo tendo sido salva e sendo salva diariamente por esta profissão e por um profissional desta área.

O trabalho do Psicologx não é fácil!

E em tempos de crise esse trabalho que muitas vezes não têm o tamanho de valorização merecida devido ainda existir tamanho preconceito relacionado a saúde mental já que tratar disso ainda é visto como algo só para loucos, o trabalho da Psicologia perde ainda mais seu valor.

O curso de Psicologia têm a duração de cinco anos.

Cinco anos onde os alunos, futuros psicólogxs, trabalham arduamente com diversos textos, matérias, horas complementares, palestras que se encontram do outro lado da cidade com (custos) elevados, estágios não renumerados, além de provas, trabalhos e seminários que bombardeiam a sua agenda.

Isso que eu citei acima é só o preparamento diário deste Super-Herói, que quando se forma muitas das vezes diariamente luta para tirar vidas da depressão profunda, pessoas da tentativa de suicídios, crises de ansiedade, de relacionamentos abusivos, traumas enraizados na vida e de surtos psicóticos que tiram o chão do paciente e também de sua família.

Poxa!

Lidar com tudo isso não deve ser fácil, estudar para compreender e intervir em vidas com o propósito de salvá-las e em muitos casos mais delicados ter esse caso tocando subjetivamente dentro do seu ser (já que também somos humanos), não é para qualquer um!

Esse trabalho tão cuidadoso e tão importante só pode ser realizado por um super herói, e por isso que no dia-a-dia dentro do mundo afora em diversos consultórios os psicólogxs se encontram lá para mais um dia, lutar por vidas e salvá-las.

super

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s